Alunos da 5ª série A de 2011

Alunos da 5ª série A de 2011
Alunos em grupos fazendo trabalho sobre adolescência






Campanha valorização do Professor

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc
em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009
ALUNOS AO LADO DA ESCOLA NA FESTA DOS 80 ANOS

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009 5ª SÉRIE

ESC.EST. DE ENS. FUNDAMENTAL AGNELLA DO NASCIMENTO
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009 5ª SÉRIE


Leia com atenção o texto abaixo:

A MORTE DO GAROTO SOLTADOR DE PIPAS

O garoto que solta pipa sobre a laje do seu barraco é inocente. Ele não sabe que seu irmão mais velho é traficante ele não imagina que sua irmã é usuária de drogas e esposa de bandido ele nem sonha que seu tio é o chefe do tráfico no morro.
Ele é apenas uma criança: brinca, se diverte, ri. Não brinca com o perigo, não precisa de drogas pra se divertir e nem ri das desgraças dos outros: ele é inocente.
Mas a vida é mesmo estranha Um dia a polícia entra no morro: vai fazer justiça. Os policiais mandam o aviso:
- Estamos indo buscar "o nosso".
Os traficantes respondem:
- Pode vir, pode chegar!
E eles se encontram e a lei e o crime têm seu romance, mas todos sabemos que é uma relação baseada apenas em "interesses" e, não em sentimentos.
Os amantes estão frente a frente, ambos armados. Eles conversam fazem contas e se desentendem:
- Tá faltando um pedaço aí! Diz a lei.
- Você devia se dar por satisfeito! Responde o crime.
A lei é dura, não cede fácil e insiste:
- Mais tarde eu venho apanhar o restante.
- Se vier vai 'apanhar' mesmo, e vai apanhar feio!! Diz o crime em tom de ameaça.
A lei responde:
- Você sabe que vai ter troco, né? Bateu, levou.
Os amantes se separam, estão brigados. Mas vão se reencontrar mais tarde.
De madrugada a lei volta. Vem de mansinho ganhando terreno. O crime percebe e reage: a guerra começa.
Daí são tiros, explosões e gritos. E foge o chefe do tráfico e, foge o ladrão e sua mulher usuária de drogas, e foge o traficante. Mas o garoto soltador de pipas fica: fica e morre.
E ficam as palavras a justificar os fatos: a lei "combate" o crime e, nesse combate, os culpados fogem e inocentes sempre morrem.
Isaac Marinho

Responda:

1) Qual o assunto do texto?
2) Quem é a principal personagem do texto?
3) O narrador do texto também é personagem?
4) Segundo o texto, o que os policiais foram fazer no morro?
5) O texto faz alusão a uma guerra. Que guerra é essa?

6) Na frase: “ Os policiais mandam um aviso: - Estamos indo buscar o “ nosso”.” Explique .

7) Comente a frase: a lei "combate" o crime e, nesse combate, os culpados fogem e inocentes sempre morrem.

8) De sua opinião sobre o texto.

Procure no texto e copie:

9) Um substantivo simples, comum, masculino singular;

10) Um substantivo,simples, feminino plural;

11) Um adjetivo, dizendo qual palavra ele caracteriza;

12) Um artigo feminino singular.

13) Um artigo masculino plural.

Nas frases:

a- ... mas todos sabemos que é uma relação baseada apenas em "interesses"...
b- - Tá faltando um pedaço aí!

14) Que tipo de linguagem foi usada pelo autor?

Complete as frases com determinantes, que dêem sentido às frases.

15/17) ...................traficante e ..................policia fizeram um ....................acordo.

18/21)...............professora..solicitou .............alunos ...............pesquisa....................sobre drogas.

22/24) Diferencie linguagem verbal de linguagem não-verbal, dando exemplos.



Durante o 2º trimestre fizemos pesquisa, vimos vídeo, assistimos uma palestra e principalmente conversamos muito em aula sobre “drogas”. Os diversos tipos, as conseqüências do uso e todo o mal que elas causam ao organismo. Agora escreva:

25) Três tipos de drogas.

26) Quais as conseqüências de seu uso.

27) Comente seu trabalho sobre drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário