Alunos da 5ª série A de 2011

Alunos da 5ª série A de 2011
Alunos em grupos fazendo trabalho sobre adolescência






Campanha valorização do Professor

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc
em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009
ALUNOS AO LADO DA ESCOLA NA FESTA DOS 80 ANOS

segunda-feira, 20 de julho de 2009

DEZ RAZÕES PARA NÃO” COLAR” NA ESCOLA!

DEZ RAZÕES PARA NÃO” COLAR” NA ESCOLA!

A mania de colar tornou-se quase universal entre nossos alunos e estudantes.Há um consenso coletivo favorável à cola, do primário à universidade. Penso que não podemos nos acomodar ao mal nem perder a esperança de encontrar uma solução para os problemas.Apresento a seguir algumas razões pelas quais não se deve colar:
Primeira: porque é feio e deselegante chegar à universidade sem o gosto de estudar.Quem cola não tem amor à cultura nem senso do dever e responsabilidade pelo bem comum.Quem passa colando é uma pessoa despreparada, irresponsável e até perigosa socialmente. A cola é a ética do jeitinho e do levar vantagem em tudo em nível escolar.
Segunda: porque a cola é uma mentira, isto é, apresento uma coisa como minha, mas na verdade é de outrem. Estou dizendo sim para uma coisa que na verdade deveria dizer não.É próprio da inteligência tender para a verdade.A cola é uma ofensa à inteligência e à verdade. É uma das tantas corrupções já internalizadas na consciência estudantil.
Terceira: porque cola é um roubo, apresento como meu e como minha sabedoria aquilo que é esforço do outro. Acostumar-se a colar é acostumar-se a usar o que é dos outros. A infidelidade nas coisas pequenas prepara a infidelidade nas grandes, como:infidelidade à palavra dada, infidelidade à consciência. Não possso ter meriyo nem diploma quando sei que não estudei e, portanto, não mereço credibilidade, porque não sei a matéria e o tema exigido.
Quarta: porque a cola fomenta “ a lei do menor esforço” e a preguiça. O esforço e o sacrifício são necessários para a formação de uma personalidade sadia, pois quem semeia vento colhe tempestade. Devemos nos educar para a fidelidade e não para a facilidade.
Quinta: porque a cola é um perigo social contra o bem comum.O engenheiro que passa colando pode ser a causa do desabamento de um prédio, de uma ponte, etc., ninguém quer ser operado por um médico que passou colando, nem aceita como advogado aquele ou aquela que foi incapaz de defender sua real ignorância colando dos outros.
Sexta: porque a cola leva ao desperdício do tempo.A psicologia do colador é esta:posso divertir-me, ver televisão à vontade, jogar futebol, namorar, et.,porque na prova saberei dar um “ jeitinho”. Com isso se esbanja a preciosidade do tempo, consagra-se a mediocridade e justifica-se desde de cedo a desonestidade.
Sétima: porque a cola aumenta a já calamitosa superficialidade e ignorância cultural. O nível de estudo e cultura só tende a diminuir e com ele aumenta a falta de cultura que é um perigo social. A cola nos desobriga a pensar. A cola é uma alienação cultural, um atraso.
Oitava: porque a filosofia da cola impede o avanço cultural do povo,favorece o analfabetismo. Pelo costume da cola, a “massa jovem” continua alienada, desligada e sem a ciência e a cultura que revolucionou um povo.
Nona: porque a cola vem confirmar a tese dos que dizem ser a escola uma instituição alienante.A mania de colar pode ser sintoma de uma filosofia educacional decadente e falaz. É preciso rever a modalidade de avaliação de nossas escolas.
Décima: porque o professor que incentiva ou aprova a cola não é um educador. Tal comportamento é desonesto e contra a ética profissional. Religiosamente falando, a cola é um pecado de mentira, preguiça, roubo, irresponsabilidade.
Dom Orlando Brande-bispo de Joinville-SC

Vocabulário:fomenta-promove, alienação-perturbação mental- loucura ,
falaz-enganador- fraudulento, ética-conjunto de regras e valores.

RESPONDE:

1) Qual o nome e a profissão do autor do texto?

2) Releia o primeiro parágrafo do texto. Qual a posição defendida por ele?

3) Em sua opinião, por que o autor utiliza a primeira pessoa ao dizer “não podemos nos acomodar ao mal”? A quem ele se refere quando utiliza o pronome nós?

4) Relacione as frases abaixo com as razões pelas quais não se deve colar. Veja exemplo.
A cola fomenta a preguiça. – Quarta e sexta razões

5) A cola promove a alienação e impede o avanço cultural do povo.

6) Quem cola é uma pessoa despreparada que não merece credibilidade.

7) A cola é antiética e desonesta.

Um comentário:

  1. Muito bom este conteúdo sobre cola. Colar realmente traz consequências catastróficas para a educação. Eu mesmo tenho dificuldade de estudar para minhas provas. Isso me deixa revoltado comigo mesmo. Mas eu prefiro tirar um zero na prova do que realizar algum ato que se relacione a cola

    ResponderExcluir