Alunos da 5ª série A de 2011

Alunos da 5ª série A de 2011
Alunos em grupos fazendo trabalho sobre adolescência






Campanha valorização do Professor

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc
em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009
ALUNOS AO LADO DA ESCOLA NA FESTA DOS 80 ANOS

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ESSAS BELEZINHAS SÃO DA 6ª SÉRIE A- MEUS AMIGOS DE VERDADE





ESSES SÃO ALGUNS DOS ALUNOS DA TURMA 6ª SÉRIE B - ADORO ELES



ESSES ANJINHOS TRABALHANDO CONCENTRADOS SÃO MEUS ALUNOS DA 5ª SÉRIE A- SÃO MEUS AMORES









TRABALHO DO ALUNO DA 5 ª SÉRIE A - CAIO

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE DROGAS

Meu trabalho foi muito interessante porque eu descobri muitas coisas sobre as drogas, descobri que todas elas são muito ruins. que viciam e até matam.
Caio

TRABALHO DA ALUNA DA 5 ª SÉRIE A - KAROL

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE DROGAS

Eu achei que o meu tabalho ficou muito bom. A parte do grupo foi maravilhosa, trabalhar com a Keisy e a Carolaine foi muito bom, eu adorei. Eu gostei muito dos trabalhos dos meus colegas, todos eles falaram muito sobre as drogas, aprendemos muitas coisas, coisas que todos nós não sabiamos. Meu grupo falou sobre as drogas inaladas, apesar de não ter apresentado acho que meu trabalho ficou muito bom. Fiz uma grande pesquisa com a qual aprendi muito. Professora, parabéns suas aulas são ótimas, obrigada por tudo.
Karol

domingo, 27 de setembro de 2009

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE A - NATHASHA

Opinião do trabalho sobre Violência contra os animais

Eu acho uma imensa crueldade o que os seres humanos fazem com os animais.As vezes só pelo simples motivo de ver aqueles pobres seres machucados e sofrendo,pedindo ajuda e carinho.E muitas vezes fazem esses absurdos para ganharem dinheiro.
No meu trabalho vi muitos casos de animais sendo espancados, sem terem feito nada e mais uma vez pelo motivo de riqueza esperada por aqueles seres que nem deveriam ser chamados de humanos, pelo coração de pedra que eles tem.
Essas pessoas deveriam de sentir todo o sofrimento que os animais sentem, aí eles veriam como é horrível o que eles fazem.Também devo falar que nós também devemos de fazer as nossa parte como por exemplo:não comprar roupas de couro, por que ali teve um animal morto cruelmente ou até foi arrancada a pele com ele vivo.
E no trabalho também fala do aquecimento global,que esta fazendo com que o urso polar(e outros animais)sejam extintos.


Atenciosamente Nathasha!!!!!

TRABALHO DO ALUNO DA 5 ª SÉRIE A - PETRUS CARVALHO

1ª parte: Minha pesquisa sobre as DROGAS foi individual. Adorei o assunto e aprendi muito.

2ª parte: A parte de grupo do trabalho fiz com a Kimberlly, uma colega da aula, gostei muito de trabalhar com ela, pois juntos aprendemos muito mais . Agora já sei. se um dia alguém me oferecer DROGAS eu recuso por que as DROGAS NÃO LEVAM A NADA SÓ LEVAM AO CRIME ,A PRISÃO OU ATÉ MESMO A MORTE.

3ª parte: Quanto ao seminário gostei muito, pois apresentamos a conclusão do trabalho e o que aprendemos com ele, cada grupo pesquisou e falou sobre um tipo de DROGA, e o resultado oi maravilhoso.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TRABALHO DO ALUNO DA 6 ª SÉRIE B - THOMAS

Meu trabalho foi sobre Violência no Trânsito. Atraves de pesquisas fiquei sabendo que nosso trânsito está muito violento. E que os motoristas precisam cuidar para que não aja muitos acidentes , não fazendo manobras perigosas, respeitando a sinalização, a faixa de pedestre e a velocidade limite.

TRABALHO DO ALUNO DA 6 ª SÉRIE B - Rodrigo Rodrigues

Conclusão do trabalho de Português

Meu trabalho foi sobre Violência no trânsito e a lei seca. Percebi através deste trabalho que a Lei Seca foi feita para que os brasileiros tenham mais atenção no trânsito não dirijam alcoolizados, e assim não provoquem acidentes graves ou com mortes.
Atualmente o trânsito mata mais que outros maleficios existentes. Motoristas embriagados são os principais causadores desses acidentes fatais no Brasil. Portanto com essa lei Procura-se diminuir esses fatos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As gemeas Thais e Yasmim

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE A - Yasmim Rohmam Vilela

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA OS ANIMAIS

Esse trabalho sobre violência contra os animais me ensinou que não podemos maltratá-los e sim cuidar muito bem deles, pois são seres vivos e muito amigos dos homens. Aprendi também que devemos cuidá-los com todo carinho e amor.

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE B -Victoria A.Vaz

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA OS ANIMAIS

Eu aprendi com esse trabalho a dar mais valor aos animais e não maltratá-los, pois eles são nossos melhores amigos. O trabalho foi ótimo, adorei mesmo, falei sobre os animais para com isso orientar as pessoas a cuidar deles.

As gemeas Thais e Yasmim

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE B - Thais Rodmann Vilela

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA OS ANIMAIS

Podemos dizer que um animal não é qualquer coisa, ele é um grande amigo do homem e não podemos maltratá-lo. Eles muitas vezes ajudam as pessoas a se defenderem das maldades dos humanos. Com esse trabalho podemos aprender que devemos amar os animais, pois são nossos melhores amigos.

domingo, 20 de setembro de 2009

TRABALHO DA ALUNA DA 5 ª SÉRIE A -JULIANA

Comentário do trabalho sobre Drogas de Português

Achei o trabalho muito bom, com ele pude aprender muito sobre o assunto e o seminário també foi bom, porque podemos esclarecer nossas dúvidas.

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE B - ADRIELEN

Conclusão do trabalho Violência contra a Mulher

Eu aprendi muito com esse trabalho sobre violência.Uma das coisas que aprendi com minhas pesquisas foi que as mulheres não precisam ter medo de denunciar os homens que usam de violência porque não denunciando eles vão continuar a agredi-las. Quando a mulher faz a denuncia o homem pode até ser preso e ai acaba toda a agressão.

TRABALHO DO ALUNO DA 5 ª SÉRIE A - JOÁO

COMENTÁRIO DO TRABALHO EM GRUPO SOBRE DROGAS

ACHEI O TRABALHO MUITO BOM ,BEM LEGAL MESMO.MAIS A MELHOR COISA DESTE TRABALHO FOI QUE NÓS APRENDEMOS MUITO SOBRE DROGAS FAZENDO AS PESQUISAS E TAMBÉM COM AS PESQUISAS DOS COLEGAS DO GRUPO E DOS OUTROS GRUPOS.

sábado, 19 de setembro de 2009

TRABALHO DA ALUNA DA 5 ª SÉRIE A - Stephanie

COMENTARIO DO TRABALHO SOBRE DROGAS
O trabalho estava otimo porque falava da nossa realidade,de como a nossa vida está agora.Falava também de como fica quem usa drogas...
Tinha fotos de como fica o estado de que usa drogas...
que muda o comportamento de quem usa drogas.
Estava otimo porque fala da realidade VERDADEIRA.

TRABALHO DO ALUNO DA 5 ª SÉRIE A - Leonardo

Comentário do trabalho de Portugues sobre Drogas

O meu trabalho foi muito criativo recheado de boas pesquisas.
Minhas pesquisas foram 1º bem procuradas bem pesquisadas.
Meu trabalho teve pesquisas como:O LSD, Crack, Maconha e muitas outras pesquisas muito interessantes

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

TRABALHO DO ALUNO DA 6 ª SÉRIE B - FELIPE

Conclusão do trabalho de português

Nosso trabalho foi sobre:Violência no trânsito, lei seca, manobras e sinalização. Percebemos através deste trabalho que a lei seca foi feita para que os brasileiros tenham mais atenção no trânsito, não dirijam alcoolizados, e assim não hája acidentes graves ou com mortes.
Atualmente o trânsito mata mais do que outros maleficios existentes. Motoristas embriagados são os principais causadores de acidentes fatais no Brasil. Portanto com esta lei procura-se diminuir estes fatos. As sinalizações foram feitas para que os motoristas deem sinal na hora da curva, na ultrapassagem, no balãozinho e na hora de estacionar para não haver acidentes.
As placas de trânsito são feitas para que os motoristas olhem-as, entendam-as e respeitem-as para não levarem multas.
Cloncluimos que os motoristas devem obedecer as leis de trânsito para não perder pontos, não perder a carteira de motorista por um ano.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

VIOLENCIA CONTRA O IDOSO 6ª série A - Agnella Nascimento - Aluna Thaiis Reszel

Violência contra pessoas idosas

No dia 15 de junho é dia Internacional do Combate a Violência contra os idosos..esse tipo de sofrimento e violência acontece com a omissão da sociedade em geral , quase sempre com o silêncio dos oprimidos…
existem vários tipos de violência sofridas pelos mesmos como: abuso físico, violência psicológica , sexual e até de outros idosos, porém , lúcidos…

Quando vejo na TV ou leio nos jornais a violência contra os idosos fico totalmente apavorada. e penso onde é que esse mundo vai chegar???
Eu li em uma pesquisa de 2009 já foram registrados 243 casos de violências contra os idosos e em 2008 no decorrer do ano foram registrados 258 casos, isso quer dizer que esse tipo de abuso esta crescendo a cada dia e nós como seres humanos e cidadãos temos como pelo menos amenizar essa situação DENUNCIANDO esses abusos, fazendo com que as autoridade tomem conhecimento e as atitudes cabíveis…
Por tanto DENUNCIE porque isso é CRIME e é BARBARO…
Exerça seu papel de cidadão e exija seus direitos, os idosos estão sendo cada dia mais maltratados! é nosso dever propor e fiscalizar leis que acabem com essa polemica!!
não existe coisa mais triste que não se poder defender daquilo que nos deixa totalmente impotente, a violência ao idoso,é uma das atitudes mais deprimentes que possa existir.
o ser humano que comete essa atrocidade,simplesmente não está consciente do que o futuro lhe espera,afinal todos nós envelhecemos e quem será que estará em nosso caminho para um momento de nossa vida tão especial??
Oque mais me irrita?
Me irrita o descaso com o qual são tratados que acham que nunca vão envelhecer (não quero que estes morram jovens de forma alguma, espero que tenham vida longa, que vivam até 90 e poucos anos pra sentir o desprezo na pele e pagar na mesma moeda). É o desrespeito a essas pessoas tão maravilhosas que são grandes fontes de bons conselhos, histórias que nos prendem e nos fazem viajar, enfim, o mais irritante é vê-los ser tratados como pessoas sem valor, quando na verdade, são companheiros e conselheiros de valor inestimável...
Me corta o coração ver que hoje são desprezados por já não terem mais o mesmo vigor físico de antes, por não ter mais o raciocínio tão rápido, me entristece ao ver serem zombados por não possuir mais boa memória, repetir sempre as mesmas histórias ou perguntarem seguidas vezes a mesma coisa...
Pior ainda é quando a zombaria e desprezo vêm da própria família...
o fato de pessoas não terem a consciência da sabedoria dessas pessoa, em vez de estar aprendendo com eles, estão fazendo caso deles...isso me tira do serio.
alem do mais, todo mundo deve respeitar e ser respeitado, sendo idoso, criança, adulto...seja o que for...
Um dia você também será um idoso, e tenho certeza que vai querer ser respeitado. ás vezes não é necessário nem maltratar ás vezes só de você está ignorando,nem se importando com os seus pais avós idosos,e já destrói os coraçõezinho deles nessa idade acredito que a pessoa fica mais sensível em todas as nossas fazes precisamos de amor e atenção, mas na terceira idade a gente fica mais carente e se família não da amor e atenção eles ficam magoados,isso acaba com qualquer,pensa ai você ser rejeitado pelo seu filho ,uma criança que você deu afeto,amor, e ele lhe recompensa lhe deixando num asilo esquecido. fico indignada quando vejo o tratamento que os idosos recebem por parte dos motoristas de ônibus, que arrancam com o veículo, mesmo antes que os idosos consigam sentar; isso, quando conseguem um lugar não se sentam no lugar deles, bem como dos deficientes e ficam olhando para fora, fingindo que não vêem.
mas o que me deixa mais triste é o abandono dos idosos, não consigo admitir que filhos e netos joguem seus avós em asilos e nem se importem com o tratamento dado a eles...Além disso vivemos em um país onde ninguém da valor aos mais velhos...será que não percebem que lhes tem muito anos ensinar?
o fato deles não poderem se defender! A pessoa tem que ser muito fria pra poder fazer isso!
O Pior.. é quando os idosos maltratados são parentes do agressor... Isso é um cúmulo.. aonde esse mundo vai parar?? A Pessoa sustenta o filho a vida inteira pra depois eles os espancarem ou abandonarem... Essa é a triste realidade do nosso planeta..

VIOLENCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE 6ª série A - Agnella do Nascimento - Aluna Jenyfer Souzaaa

COMO FOI O TRABALHO . . .

Amei trabalhar com esse assunto "Violencia contra os adolescentes" pois ele tê fala coisas,ensina, e acho que várias pessoas reclamam da sua vida e nem notam como uns sofrem mais ainda,sendo estrupado pelo proprio pai e etc . . . Não só por abusos sexuais,mas matar um adolescente por nada ou por motivos que é apenas conversar, e se acha que não é aquilo que o próximo está falando e ele não quér te escutar, é só concordar com ele ! Ô trabalho tava ótimo,sem palavras,embora algumas coisinhas com a Sara, ela levou umas das pesquizas IGUAL (segundo a fernanda), e na bibliografia dela dizia : Google, e tu pediu no minimo três pesquizas, de fonte diferente.

Ao contrariio estava ótimo ! ♥
SUMARIO : Ali eu coloquei fonte, mas eu estava me referindo : interntet,entrevista,televisão ( globo,recor,band)

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA FEITO PELA ALUNA DA 6ª SÉRIE A FERNANDA

Conclusão do trabalho sobre violência na adolescência.

Em nosso trabalho (Jenyfer, Fernanda e Sarah), a maior parte das nossas pesquisas foram sobre violência sexual, vimos casos surpreendentes, a única coisa que não deu muito certo em nosso trabalho foi nosso grupo.
Nada contra a Jenyfer, mas a Sarah... ela simplesmente não mostrava as pesquisas dela para nós e isso nos deixou irritadas e ao mesmo tempo apavoradas, mas eu não estou aqui para reclamar de ninguém. No início achamos que em nosso trabalho havia palavras com sentido muito forte, mas depois acostumamos. Na apresentação tínhamos muita coisa para falar mas na hora de apresentar lá na frente com todos olhando com aquelas caras, da um branco e a gente esquece de tudo. Eu procurei fazer com que o trabalho ficasse o mais completo possível, aliás eu somente não todas nós eu acho.
Não conseguimos a nota máxima, mas, o conhecimento ficou.
Muito obrigada pela atenção.

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE B - Paola Valdez

Violência contra os idosos

Eu nesse trabalho pude ver como o idoso é desrespeitado e desvalorizado no Brasil, as pessoas esquecem que foram os idosos que ajudaram a construir nossa cidade e tudo a nossa volta.

Eles são vistos como pessoas que não são mais úteis, que só atrapalham a vida dos mais novos, ninguém da atenção que eles merecem não gostam de ouvir seus conselhos, acham que eles não tem nada pra ensinar.

Na minha opinião se as pessoas procurassem dar atenção aos conselhos que eles podem nos dar muitas vezes nós iríamos evitar vários problemas.

Nem a família quer cuidar dos seus idosos que lutaram uma vida inteira pra dar o melhor para eles, acham muito mais fácil colocar eles num asilo e deve ser pra eles muito triste ficar lá depois de terem construído um lar e sustentado uma família acabarem sozinhos.

Ainda tem aquelas pessoas com o coração ruim que tem coragem de bater nos idosos indefesos muitas vezes até a morte.

Até quando isso vai acontecer? Na minha opinião isso vai acontecer até aprenderem a respeitar os idosos e todas as pessoas por que todos merecem respeito.

E nunca podemos esquecer que um idoso não vai mais ter a nossa idade mas um dia a gente vai ter a idade deles e queremos ser tratados com dignidade.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE A -Julia Rodrigues Garcia

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA

Violência na escola um assunto a ser muito conversado.

A violência na escola é um assunto que deve ser muito conversado, discutido e conscientizado entre alunos, professores, funcionários, direção e pais.
Grande parte das brigas na escola acontece porque alguns alunos ficam de implicância, debochando dos outro que tem dificuldade para aprender e pelo simples fato mostrando que tem mais força que o colega.
Isso não deveria acontecer em uma escola porque todos que estão ali são colegas, entre eles deveria haver pelo menos um pouco de coleguismo, amizade, talvez assim o ambiente da escola ficasse melhor.
Quanto a diretores e professores deveriam conversar seriamente com os pais desses alunos, inteirando-os sobre o assunto que os está levando a brigar.
Se os pais aconselhassem seus filhos impondo-lhes limites e dando-lhes educação e orientação seria bem mais fácil de resolver esses problemas, e talvez não acontecessem tanta violência na escola e nas ruas.

Julia Rodrigues Garcia

TRABALHO DA ALUNA DA 5 ª SÉRIE A - Veridiana Veiga

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE DROGAS


O trabalho que fizemos ( eu e meu grupo) sobre drogas foi muito interessante com ele aprendemos muito relação as drogas em geral. Eu achei que o meu grupo e eu principalmente poderíamos ter nos esforçado mais, mas mesmo assim foi muito bom.

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE A - Jesuina Veiga

TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

No meu trabalho falo sobre as violencias fisicas, pcicologicas, abuso sexual e pedofilia. Esses são os cosos de violência com a criança. O meu trabalho fala sobre cado tipo dessas violênciasm, como elas são represntadas e outros tipos. O meu trabalho poderia ter sido melhor por que essiste muitas coisas sobre este assunto. O nosso grupo todo apresentou, poderia ter sido bem melhor, mas mesmo asim foi bom.

TRABALHO DA ALUNA DA 6 ª SÉRIE A - NAYANE FREITAS

Conclusão do TRABALHO sobre VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

NA MINHA OPINIÃO O TRABALHO FOI MUITO BOM E BEM LEGAL,TAMBÉM BASTANTE INTERESSANTE. GOSTEI MUITO DE FAZE-LO . O TRABALHO EM GRUPO FOI BEM MAIS FACIL E LEGAL.

TRABALHO DO ALUNO DA 6 ª SÉRIE A - Arthur

COMENTÁRIO DO TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA

Foi muito bom fazermos este trabalho sobre violência. Com ele aprendemos um pouco mais sobre o que está acontecendo em nosso mundo. Tomamos conhecimento de vários fatores que provocam a violência. Ficamos conhecendo diversos tipos de violência como: contra a mulher, contra a criança e o adolescente, contra os idosos, contra animais, violência na escola e também violência no trânsito. Cheguei à conclusão de que nós, os jovens é que devemos tentar acabar com tudo isso de alguma maneira, lutando muito para que possamos conseguir a paz.

Arthur

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009 - TURMAS 6ª SÉRIE A e B

ESC.EST. DE ENS. FUNDAMENTAL AGNELLA DO NASCIMENTO
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009


Durante todo o 2º trimestre trabalhamos com o tema “Violência”, nas escolas, contra a criança e o adolescente, contra a mulher, contra os idosos, a violência no transito e também a violência contra animais. Abaixo, algumas noticias retiradas do Jornal Zero Hora sobre o assunto.


1- Violência na Escola


O professor Ozório Alceu Felini, 45 anos, morreu em função de facadas desferidas oito dias antes por um aluno da escola onde atuava, em Vacaria. A morte reavivou uma dúvida que está na cabeça de cada brasileiro que atua com educação: até onde irá a violência nas escolas? Sim, porque a tragédia de Vacaria está longe de ser um episódio isolado.
O educador tentava apartar uma briga entre duas alunas quando foi esfaqueado supostamente por um rapaz de 18 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio. O incidente aconteceu dia 17, na Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha.

2-Ladrões batem em idosa

A polícia de União da Vitória, no Sul do estado, procura dois assaltantes que entraram na casa de uma senhora e, além de roubá-la, espancaram a mulher. O crime aconteceu na tarde de domingo. Os ladrões estavam encapuzados e amarraram e amordaçaram Maria Ondina de Assunção Pinto, de 57 anos. Ela apanhou muito, teve trauma na face e no tórax e está internada no hospital Maternidade. A mulher morava com o filho, que não estava em casa. Os ladrões levaram joias e R$ 900 em dinheiro.
Família denuncia agressão a idoso de 88 anos
A família de José Antunes, de 88 anos, denunciou ao Conselho Regional de Enfermagem maus tratos que o idoso teria sofrido na casa de repouso Recanto Feliz, de São José, na Grande Florianópolis. A proprietária do Recanto Feliz, Mariuze Agnes, alega que Antunes já chegou machucado à casa.

3- Violência contra a mulher

A faxineira Maria Alice, 36 anos, foi encarcerada na própria casa pelo marido. A tortura perdurou por seis anos, diante dos quatro filhos pequenos e da filha adolescente. Quando tentou se insurgir, apanhou com socos, tapas, chutes, empurrões, ouviu até ameaças de morte. Hoje, morando na casa da mãe, promete não recuar na denúncia.

4- VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA

Suspeito de abusar da filha de sete anos, um homem de 34 anos foi preso na madrugada de ontem, em São Francisco do Sul. O suspeito foi levado ainda ontem ao Presídio Regional de Joinville. Segundo a Polícia Militar, no sábado o homem teria discutido com a mulher em uma festa.
Com medo de ser agredida, a mulher foi para casa e se escondeu no quarto dos filhos. Um tempo depois, ouviu um barulho. Quando se levantou, percebeu que o marido tinha batido e abusado da filha.
A mãe da vítima chamou a Polícia Militar. O agressor foi localizado e tentou resistir à prisão. Ele foi preso em flagrante por atentado violento ao pudor. O homem nega o crime. Ele tem antecedentes criminais por furto.

5- Cadela enforcada leva a protesto na internet

Estudantes encontraram terça-feira uma cadela enforcada com um cadarço de tênis em um terreno baldio, localizado em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões, em Passo Fundo, no norte do Estado.Revoltados com a crueldade, os jovens pretendem criar uma comunidade de protesto no site de relacionamentos Orkut.

6- Jovem morre em acidente de trânsito

Três jovens voltavam de um baile quando se envolveram em um acidente de trânsito, na madrugada deste domingo, na RST-347, rodovia que liga Segredo a Sobradinho, no Vale do Rio Pardo.
De acordo com a Brigada Militar de Segredo, por volta das 5h20min, o motorista do Kadett teria perdido o controle do veículo em uma curva, no km 24, em Sobradinho. Junior Couto Diles, 22 anos, que estava no banco do caroneiro, foi arremessado para fora do veículo e morreu no local.
Os outros dois jovens que estavam no veículo foram socorridos e encaminhados ao Hospital Sebastiany, em Sobradinho.

Com base nos textos, responda:

1) Por que a escola que deveria ser um lugar de paz, tornou-se um campo de batalha?

2) Por que isso está acontecendo?

3) Qual o motivo de tanta violência contra o idoso?

4) Como você trata os idosos de sua família?

5) A Lei Maria da Penha, protege a mulher contra violência. Por que ela recebeu esse nome?

6) O que acontece com homens que não acatam essa lei?

ESTATUTO DE CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

7) Após ler o texto 4º e o artigo do estatuto responda:

a) Esse estatuto está sendo respeitado?

b) Se você pudesse acrescentaria mais algum artigo a este estatuto? Qual?

8) Os animais por andarem soltos nas ruas, muitas vezes, são alvos de agressão por parte de algumas pessoas. O que você acha que deveria ser feito com esses animais? E com seus donos?

9) Todos os dias quando abrimos os jornais nos deparamos com noticia de mortes no transito. O que os motoristas deveriam fazer para que isso não venha mais a acontecer?

10) Em 2009 foi criada a “ Lei Seca”, por que ela recebeu esse nome?

11) O que acontece com quem é pego dirigindo alcoolizado?

12) Você acha que se a Lei fosse mais severa os acidentes de transito diminuiriam?

13) Qual sua opinião sobre todas essas Leis?

OS TERMOS ESSENCIAIS DE UMA ORAÇÃO SÃO O SUJEITO E O PREDICADO.

Faça o que é solicitado:

Um homem de 34 anos foi preso na madrugada de ontem, em São Francisco do Sul.

14)Sujeito:
15)Tipo de sujeito:
16)Núcleo do sujeito:
17)Predicado:
18)Tipo de predicado:
19)Núcleo do predicado:
20)Tipo do verbo:

Numera de acordo:

21) Objeto direto ( ) A prova está muito boa.
22) Objeto indireto ( ) As meninas comeram frutas no recreio.
23) Objeto direto e indireto ( ) O garoto deu flores para sua namorada.
24) Predicativo do sujeito ( ) Aquela criança necessita de muita carinho.



25) O anúncio publicitário normalmente é constituído de linguagem verbal e de linguagem não-verbal. Usando a linguagem verbal, monte um anuncio.


26/30) Escreva uma mensagem a pessoas que exploram sexualmente crianças ou adolescentes, aconselhando-as a não fazerem mais isso, pois é crime. Fale a elas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e diga como você se sente ao tomar conhecimento desses horrores. Não se esqueça de assinar sua mensagem. Mínimo de 10 linhas,

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009 5ª SÉRIE

ESC.EST. DE ENS. FUNDAMENTAL AGNELLA DO NASCIMENTO
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2009 5ª SÉRIE


Leia com atenção o texto abaixo:

A MORTE DO GAROTO SOLTADOR DE PIPAS

O garoto que solta pipa sobre a laje do seu barraco é inocente. Ele não sabe que seu irmão mais velho é traficante ele não imagina que sua irmã é usuária de drogas e esposa de bandido ele nem sonha que seu tio é o chefe do tráfico no morro.
Ele é apenas uma criança: brinca, se diverte, ri. Não brinca com o perigo, não precisa de drogas pra se divertir e nem ri das desgraças dos outros: ele é inocente.
Mas a vida é mesmo estranha Um dia a polícia entra no morro: vai fazer justiça. Os policiais mandam o aviso:
- Estamos indo buscar "o nosso".
Os traficantes respondem:
- Pode vir, pode chegar!
E eles se encontram e a lei e o crime têm seu romance, mas todos sabemos que é uma relação baseada apenas em "interesses" e, não em sentimentos.
Os amantes estão frente a frente, ambos armados. Eles conversam fazem contas e se desentendem:
- Tá faltando um pedaço aí! Diz a lei.
- Você devia se dar por satisfeito! Responde o crime.
A lei é dura, não cede fácil e insiste:
- Mais tarde eu venho apanhar o restante.
- Se vier vai 'apanhar' mesmo, e vai apanhar feio!! Diz o crime em tom de ameaça.
A lei responde:
- Você sabe que vai ter troco, né? Bateu, levou.
Os amantes se separam, estão brigados. Mas vão se reencontrar mais tarde.
De madrugada a lei volta. Vem de mansinho ganhando terreno. O crime percebe e reage: a guerra começa.
Daí são tiros, explosões e gritos. E foge o chefe do tráfico e, foge o ladrão e sua mulher usuária de drogas, e foge o traficante. Mas o garoto soltador de pipas fica: fica e morre.
E ficam as palavras a justificar os fatos: a lei "combate" o crime e, nesse combate, os culpados fogem e inocentes sempre morrem.
Isaac Marinho

Responda:

1) Qual o assunto do texto?
2) Quem é a principal personagem do texto?
3) O narrador do texto também é personagem?
4) Segundo o texto, o que os policiais foram fazer no morro?
5) O texto faz alusão a uma guerra. Que guerra é essa?

6) Na frase: “ Os policiais mandam um aviso: - Estamos indo buscar o “ nosso”.” Explique .

7) Comente a frase: a lei "combate" o crime e, nesse combate, os culpados fogem e inocentes sempre morrem.

8) De sua opinião sobre o texto.

Procure no texto e copie:

9) Um substantivo simples, comum, masculino singular;

10) Um substantivo,simples, feminino plural;

11) Um adjetivo, dizendo qual palavra ele caracteriza;

12) Um artigo feminino singular.

13) Um artigo masculino plural.

Nas frases:

a- ... mas todos sabemos que é uma relação baseada apenas em "interesses"...
b- - Tá faltando um pedaço aí!

14) Que tipo de linguagem foi usada pelo autor?

Complete as frases com determinantes, que dêem sentido às frases.

15/17) ...................traficante e ..................policia fizeram um ....................acordo.

18/21)...............professora..solicitou .............alunos ...............pesquisa....................sobre drogas.

22/24) Diferencie linguagem verbal de linguagem não-verbal, dando exemplos.



Durante o 2º trimestre fizemos pesquisa, vimos vídeo, assistimos uma palestra e principalmente conversamos muito em aula sobre “drogas”. Os diversos tipos, as conseqüências do uso e todo o mal que elas causam ao organismo. Agora escreva:

25) Três tipos de drogas.

26) Quais as conseqüências de seu uso.

27) Comente seu trabalho sobre drogas.