Alunos da 5ª série A de 2011

Alunos da 5ª série A de 2011
Alunos em grupos fazendo trabalho sobre adolescência






Campanha valorização do Professor

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA - 5ª série A e B em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc
em Porto Alegre- Visita ao Museu da Puc

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009

ALUNOS DA ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO 2009
ALUNOS AO LADO DA ESCOLA NA FESTA DOS 80 ANOS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tipos de professores

Tipos de professores

Lendo o Ensinador Cristão encontrei essa postagem muito interessante. Vale a pena fazer uma leitura.
Veja se você se identifica com algum...

O ORADOR

Ele fala alto e se estende exageradamente sobre qualquer ponto da matéria. Geralmente não planeja as aulas – diz que isso é coisa de “bitolados”. Não percebe quando um aluno está roncando ou quando a turma está contando piadas. Gosta tanto da sua voz que muita vezes se esquece dos objetivos da aula. Os alunos aprendem mais quando ele tem ataques de laringite – os alunos são obrigados a aprender trocando idéias entre si.

O COMODISTA

Ele gosta de duas coisas na vida: ensinar e ficar sentado. É capaz de ensinar qualquer assunto sem se levantar da cadeira. Os estudantes formam fila à sua mesa pra lhe mostrarem seus deveres de casa. Ele só levanta quando a campainha toca e muitas vezes é o primeiro a sair da sala

O SIMPÁTICO

Ele é o perfeito cavalheiro, veste-se sempre com elegância, é amigo de todos, mas não ensina quase nada. A estima que os alunos têm por ele e as suas desculpas humildes fazem o diretor “arrancar os cabelos”, socialmente é um sucesso; profissionalmente, uma lástima.

O PENSADOR

Pode ser de dois tipos:
a) O tipo distraído ou preocupado, que nem sempre ouve as perguntas dos alunos e muitas vezes se sai com uma resposta que não tem nada a ver com o assunto.

b) O “grande pensador”ou tipo inacessível. O estudante muitas vezes deixa de fazer uma pergunta para não interromper os pensamentos do “gênio”.

O EXIBICIONISTA

Ele está sempre pronto para uma boa gargalhada. Perde o respeito dos alunos em proporção à sua capacidade de se exibir.
Geralmente conhece bem o assunto, mas aborda-o de forma grosseira e tem um falso senso de valores. Seus atos podem muitas vezes ser mal interpretados causando-lhe um sentimento de inferioridade, de insegurança e perda de interesse pelo assunto. Um professor desse tipo pode gerar grandes tensões em sua classe.

O FALSO

Ele fala com autoridade até que uma pergunta ou discussão ultrapasse seus limitados conhecimentos. Então ele começa a se queixar da qualidade dos equipamentos ou das más condições da sala. Em geral é fácil descobrir este tipo para ajuda-lo.

O PROFESSOR DE VERDADE

Ele é simpático, progressista, entusiasta, conhece bem o assunto, tem um plano e procura executa-lo. Sabe como expor o assunto de modo simples e interessante, permite que os alunos façam perguntas e exponham suas idéias. Tem confiança em sua capacidade profissional, em suas habilidades para transmitir conhecimentos, não tem receio de dizer: “Não sei, mas vamos procurar juntos a solução” .
Texto extraído do blog Ensinador Cristão

GRIPE SUÍNA - PERGUNTAS E RESPOSTAS:

GRIPE SUÍNA - PERGUNTAS E RESPOSTAS:

PERGUNTA RESPOSTA
1.- Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas.
2. - Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata.
3.- Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.
4.- É fácil contagiar-se em aviões? Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.
5.- Como posso evitar contagiar-me? Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.
6.- Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.
7.- Quando se deve começar a tomar o remédio? Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%
8.- De que forma o vírus entra no corpo? Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.
9.- O vírus é mortal? Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.
10.- Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram? Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.
11.- A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não porque contém químicos e está clorada
12.- O que faz o vírus quando provoca a morte? Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.
13.- Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem? Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.
14.- Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença? De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.
15.- Onde encontra-se o vírus no ambiente? Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.
17.- O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.
18.- Qual é a população que está atacando este vírus? De 20 a 50 anos de idade.
19.- É útil a máscara para cobrir a boca? Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.
20.- Posso fazer exercício ao ar livre? Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.
21.- Serve para algo tomar Vitamina C? Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.
22.- Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível? A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.
23.- O virus se move? Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.
24.- Os mascotes contagiam o vírus? Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.
25.- Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar? Não.
26.- Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus? As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.
27.- O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus? Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.
28.- Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.
29.- Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas? Não serve para nada.
30.- As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM.
31.- Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NAO.
32.- O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.
33.- O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.
34.- O álcool em gel é efetivo? SIM, muito efetivo.
35.- Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus? Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.
36.- Este vírus está sob controle? Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.
37.- O que significa passar de alerta 4 a alerta 5? A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.
38.- Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune? SIM.
39.- As crianças com tosse e gripe têm influenza? É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.
40.- Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar? Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.
41.- Posso me contagiar ao ar livre? Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.
42.- Pode-se comer carne de porco? SIM pode e não há nenhum risco de contágio.
43.- Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado? Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.

OS 12 PRINCÍPIOS DO "AMOR EXIGENTE"

OS 12 PRINCÍPIOS DO "AMOR EXIGENTE"


Primeiro Princípio: "Ninguém dá o que não tem".
Pais vazios, filhos frágeis. Escrevia um jovem encarcerado a seus pais: “Porque vocês foram fracos no bem, eu fui forte no mal”. Pais despreparados, filhos desorientados.

Segundo princípio: “Os pais também são gente”.
Isso quer dizer que os pais não são onipotentes; pelo contrário, devem aceitar suas imperfeições e devem perdoar a si próprios, sem perder sua autoridade, nem desanimar por causa dos problemas.

Terceiro princípio: “Os recursos dos pais são limitados”.
Na verdade, os pais precisam ser ajudados com apreço, reconhecimento e atenção dos filhos, pois sofrem limitações econômicas, emocionais, éticas, religiosas.

Quarto princípio: “Pais e filhos não são iguais”.
Aos pais cabe a obrigação de intervir, de estabelecer normas, de cobrar. Não podem abdicar de sua missão nem de sua autoridade. Os filhos devem respeito aos pais, inclusive porque o quarto que ocupam é dos pais.

Quinto princípio: “A futilidade da culpa”.
O jogo da culpa não resolve nada porque é autocensura. De nada adianta autoflagelar-se. O que importa é mudar, aprender com os erros. Pela culpabilização os filhos manipulam os pais, os quais, por sua vez, se fazem vítimas pela autoculpabilização.

Sexto princípio: “O comportamento dos pais afeta os filhos, e o comportamento dos filhos afeta os pais”.
O jeito de ser pai e mãe, o testemunho de vida dos pais, os gestos mais que as palavras afetam os filhos. Por outro lado, os acontecimentos da vida dos filhos, sua conduta, suas crises afetam os pais como uma caixa de ressonância. Os pais precisam de ajuda.

Sétimo princípio: “É preciso tomar atitude”.
Não se omitir nem delegar responsabilidades para terceiros.
Os pais devem discordar dos filhos quando errados, tomar atitudes contra os abusos, buscar apoio de outras pessoas, obter informações.
É preciso decidir, agir, cumprir seu dever e sua missão.

Oitavo princípio: “Administrar as crises”.
Os problemas são possibilidades de vitória. É preciso trocar ideias, aceitar ajuda de outras pessoas.

Nono princípio: “Ter um grupo de apoio”.
Esse grupo é formado por pais envolvidos com problemas de drogas com seus filhos, para troca de experiências, informações e instruções. Assim, os pais não se sentem sozinhos e têm um ambiente propício para seus desabafos e alívio das tensões.

Décimo princípio: “Exigir a cooperação dos filhos”.
Os pais devem dar tarefas e trabalhos para os filhos, fazendo-os participar da vida familiar. Eles devem arrumar seus quartos, lavar a louça suja da pia, não deixar tênis e roupas jogadas no chão.

Décimo primeiro princípio: “A necessidade da disciplina”.
Sem disciplina, os filhos crescem inseguros e tornam-se onipotentes. Os pais acabam sendo reféns de seus filhos. É preciso estabelecer limites, educar a vontade. Não esconder a verdade.

Décimo segundo princípio: “Amar é saber ser firme, saber dizer não”.
Os pais não devem ceder aos sentimentos e emoções. Não colocar pano quente sobre os erros dos filhos. Muito menos justificar seus erros, não se abalar com as chantagens. O sofrimento é redentor. O amor é exigente.

Dom Orlando Brandes
Joinville - SC

Mandamentos do pai e da mãe nota 10

Siga o mandamentos do pai e da mãe nota 10:

1) Atualize-se e estude com seu filho. Ajude-o no dever de casa.

2) Pergunte sempre: o que você aprendeu na escola hoje?

3) Dê o exemplo. Mostre como é legal ler e estudar.

4) Leia para ele. Esse simples ato o incentivará a ler.

5) Descubra se ele tem alguma dificuldade de aprendizado ou de relacionamento.

6) Vá a todas as reuniões de pais e mestres. Participe e dê sua opinião.

7) Informe-se sobre os problemas da escola: há professores que faltam demais?

8) Faça elogios sinceros e reconheça o potencial dele.

9) Jamais permita que ele abandone os estudos ou falte às aulas sem precisar.

10) Acompanhe o boletim escolar dele e comemore os avanços!

11) Converse com os professores e dirigentes escolares. Cobre uma Educação de qualidade.



* Texto retirado do site: http://educarparacrescer.abril.com.br

ORAÇÃO DIÁRIA DO PROFESSOR

ORAÇÃO DIÁRIA DO PROFESSOR

Senhor ! Hoje será um dia atarefado, por favor ! Ouvi meus planos para esse dia! Em MATEMÁTICA quero ensinar aos alunos que as más ações são reduzidas aos menores coeficientes quando as boas açções são multiplicadas. Em EDUCAÇÃO FÍSICA, gostaria que eles encontrassem auto - confiança para pular os baixos obstáculos da vida com um olho no desafio de pular as barreiras da vida. Em ARTES , que não é tão importante estar na linha enquanto colorindo, quando os sonhos podem ser pintados e os futuros esculpidos. Em PORTUGUÊS , quero ensinar-lhes os verbos"ajudar", "amar" e que o particípio mal conjugado, é menos sério do que usar contra o outro adjetivo que ofende. Em ESTUDOS SOCIAIS, ajudai-os a se darem conta que o mundo é cheio de pessoas com direitos iguais. Em MÚSICA, eu gostaria que eles fossem naturais, cantando vossos louvores. Em CIÊNCIAS, Senhor, quero ensinar-lhes que para cada ação há uma igual e oposta reação. É apenas um outro modo de dizer: "Faça aos outros o que gostaria que lhes fizessem". Finalmente, Senhor, ajudai-me a ajudá-los a se darem conta de que o aprendizado não termina quando termina o dia.

Por Cantinho da Chris / RETIRADO DO Blog: http://professorachris.blogspot.com/

ClickMensagens.Com.br - Mais imagens de Volta às Aulas, Clique Aqui!VIVER...

VIVER...

VIVER...
Viver é inventar o dia.
É desconhecer a arrogância.
Exalar pura energia!
Fazer poemas de amor.
Devolver sorrisos.
Acreditar que o bem vence o mal. Sempre!
Enfeitar o coração com cores!
Conquistar amigos e ser sempre leal e fiel.
Transformar dor em alegria
Ser amor de coração.
Inspirar justiça.
Viver é correr atrás dos sonhos
da inspiração, dos projetos
Buscar o entendimento das coisas
Ser sempre da paz
Orar em agradecimento pelas dádivas recebidas
Buscar o que nos faz bem e aos outros também
Beijar na boca
Amar
Pintar o mundo com as cores que nossa imaginação mandar.
Estar sempre jovem
Viver é: Ser sempre verdadeiro
É constantemente redescobrir as coisas belas da vida
lembrando que o sorriso é o idioma universal
Ouvir músicas que acalmem a alma
Desacelerar e aproveitar o tempo
cada pequeno momento de prazer
Viver... é simplesmente ver
a vida com o coração.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PARA MEUS ALUNOS PELA PASSAGEM DO 'DIA DO AMIGO'

PARA MEUS ALUNOS PELA PASSAGEM DO 'DIA DO AMIGO'

Tipos de alunos



* Tem o aluno religioso: sempre que ele vem , você diz -"pelo amor de Deus!"

* Tem o aluno matemático: ele sempre te faz contar até dez pra não perder a paciência...

* Tem o aluno relojoeiro: ele sempre está desmontando alguma coisa ...

* Tem o aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos...

* Tem o aluno lixeiro: ele não sai do lixo, apontando os lápis ...

* Tem o aluno detetive aquele que fuça em tudo que não é dele ...

* Tem o aluno músico: ele sempre está batucando na mesa ...

* Tem o aluno hipocondríaco: ele sempre inventa alguma doença pra faltar ...

* Tem o aluno leiteiro: ele só aparece quando chega o leite...

* Tem o aluno " homem invisível": ele sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu ...

* Tem o aluno "tropa de elite" : te faz pensar em desistir todos os dias ....

* Tem o aluno "gerente": cuida da vida de todo mundo ...

* Tem o aluno "anticristo": ele inferniza todos os seus dias ...

* Tem o aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo ...

* Tem o aluno sombra: não desgruda nunca de você ...

* Tem o aluno astronauta: está sempre no mundo da lua ...

* Tem o aluno catavento: roda, roda, mas não chega a lugar algum ...

* Tem a aluna noiva: chega sempre atrasada ...

MESMO ASSIM NÃO SEI VIVER SEM VOCÊS. ' AMO VOCES ' ' FELIZ DIA DO AMIGO '

PARA MEUS ALUNOS

AOS QUE PASSAM PELA NOSSA VIDA

Cada um que passa em nossa vida passa sozinho...
Porque cada pessoa é única pra nós, e nenhuma substitui a outra
Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só...
Levam um pouco de nós mesmos e nos deixam um pouco de si mesmo
Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada
Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada
Esta é a mais bela realidade da vida
A prova tremenda de que cada um é importante
E que ninguém se aproxima do outro por acaso

Avaliação de Língua Portuguesa 6ª Série

ESC.EST. DE ENS.FUND. AGNELLA DO NASCIMENTO
Avaliação de Língua Portuguesa 2º Trimestre de 2009

Aluno:............................................................. 6ª Série –Turma:................................
1) A partir da foto acima crie um anúncio publicitário. Você terá que
criar o slogan, não pode usar slogans já existentes. Use os quatros elementos que compõem o anúncio.

2) COMENTE O ARTIGO 5º DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
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3) Segundo o Estatuto do Idoso - Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
a) Você concorda com o Estatuto?..........................................................
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b) Você conhece algum caso de violência contra o idoso?.........................
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c) Comente o Estatuto...............................................................................
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Não à Violência no Trânsito.
Por Amor à Vida.
É realmente assustador, quando vemos as estatísticas de mortes ocorridas no trânsito, nas estradas e cidades brasileiras, onde milhares de vidas todos os anos são ceifadas, levando a dor e a tristeza a muitas famílias.
4) O que podemos fazer para diminuir a violência no transito?
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..5) Você já ouviu falar em “Lei Seca”. Para que ela serve?
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“A violência contra as mulheres é, provavelmente, a violação dos direitos humanos mais comum e a que afeta o maior número de pessoas.”
4) Escreva uma carta endereçada a homens que costumam usar de violência contra as mulheres.

Avaliação de Língua Portuguesa 5ª Série

ESC.EST. DE ENS.FUND. AGNELLA DO NASCIMENTO
Avaliação de Língua Portuguesa - 2º Trimestre de 2009

Aluno:..................................................................... 5ª Série – Data:...............................

RELATO
Hoje estou com 37 anos, casado e filhas lindas, minha família é uma benção graças a DEUS, agora que vem a bomba, quando eu tinha 12 anos entrei de cabeça nas drogas, sou de família humilde de pais trabalhadores minha mãe professora e meu pai era construtor, já falecido, tinha uma vida normal como de qualquer um Adolescente até conhecer esse mundo das drogas e do crime, aos quinze anos eu já era viciado em cocaína, como essa droga e muito cara tinha que praticar pequenos furtos e até mesmo dentro da minha casa para poder me drogar, minha família sempre ocupada não prestava muito atenção em mim e eu cada vez me afundando, eu já estava me furando tomando na veia cada dia mais, aos 18 anos não aguentando mais pedi ajuda para minha mãe, que teve um susto muito grande quando eu falei que eu era viciado e que eu achava q não tinha mais jeito, a primeira coisa que ela vez foi me internar numa clínica, mais eu sai da clínica e cai nas drogas com força total, eu já tinha sido detido algumas vez por coisas pequenas, mais eu estava ficando louco a cocaína era sempre meu objetivo, meu alvo de vida era me drogar, não via nenhuma chance de sair daquela situação, ai fui preso por roubo qualificado, assaltos era normal eu cometer, minha família cansada me colocou para fora de casa, fui morar nas ruas, sem ter um teto para dormir. Vivendo como mendigo.
Foi quando Deus enviou a Mulher, hoje minha esposa para me ajudar a sair daquela situação, ela acreditou em mim, quando nem eu mesmo acreditava que seria possível a minha libertação das drogas, pois, era dependente à 16 anos.
Graça a Deus estou limpo à 10 anos.
No começo foi muito difícil, fui trabalhar em uma chácara para sustentar minha família, depois de 5 anos tirando leite resolvemos vender a mesma para mudarmos para cidade e montar um comercio (roupas) mas quando tudo parecia esta bem, fui assaltado em uma loja da cidade, ao prestar queixa na delegacia junto com o gerente da loja, constataram que tinha um mandato de prisão pra mim de 1994 por um assalto e isso aconteceu em 2005. Eu já estava com minha vida estabilizada, com casa, carro, trabalhando e com família constituída. Devido a prisão perdi todos os meu bens materiais ficando mais de 1 ano preso. Essa prisão foi culpa de um advogado que não cumprir com seu trabalho, pois estava sempre me informando que estava tudo bem, sendo que na verdade ele mesmo disse pra mim que estava esperando o processo arquivar, isso aconteceria em 2006.
Sai da cadeia e fui com minha família morar de favor na casa da minha mãe, hoje estou vendendo roupas em casa tentando sustentar minha família honestamente com dignidade, mas as dificuldades são muitas, pois infelizmente existem muitas pessoas preconceituosas que não compram mais roupas de mim pelo fato de eu já ter sido preso e esquecem de lembrar que eu deixei para trás a vida errada que eu levava, não andando mais nas ruas me drogando, nem roupando. Hoje sou um homem com atitudes de homem e responsabilidade com a minha família que é o que tenho de mais precioso na vida o que me dá forças para continuar a viver e passar por cima das dificuldades.
Da minha vida tiro várias lições, mas a força que me fez sair do lixo em que vivia foi ter alguém para acreditar em mim e me mostrar que tenho valor.
Clayton - RS -

Com base na pesquisa feita e no texto acima, responda.

1) Por que uma pessoa usa drogas sabendo que elas fazem mal?....................................
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2)Por que as pessoas bebem?
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3) O que causa a dependência do cigarro?
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4) Além da AIDS você acha que existe mais alguma doença relacionada as drogas?
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5) Como a família deve reagir ao descobrir que o filho esta usando drogas?
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6) Sabendo que alguém próximo a sua residência vende drogas, você teria medo de denunciá-lo? Por quê?
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Professor de Geografia

Professor de Geografia

PROF. de GEOGRAFIA não come, ingere alimentos de origem vegetal, animal ou mineral.
PROF. de GEOGRAFIA não vê, mapeia.
PROF. de GEOGRAFIA não respira, troca O2 e CO2 com a troposfera.
PROF. de GEOGRAFIA não resume, analisa a totalidade de maneira interdisciplinar.
PROF. de GEOGRAFIA não ensina, forma cidadãos críticos.
PROF. de GEOGRAFIA não exclui, distingue diferentes elementos da paisagem.
PROF. de GEOGRAFIA não elogia, descreve fenômenos positivos.
PROF. de GEOGRAFIA não trabalha em outra cidade, desloca-se pendularmente.
PROF. de GEOGRAFIA não é turista, faz viagem de campo ou viaja com propósitos recreativos.
PROF. de GEOGRAFIA não admite algo sem resposta, analisa as vertentes.
PROF. de GEOGRAFIA não toma chuva, molha-se com precipitações de água.
PROF. de GEOGRAFIA não cultiva plantas, pratica agricultura extensiva.
PROF. de GEOGRAFIA não vai a praia, visita um depósito sedimentar.
PROF. de GEOGRAFIA não sente calor, transfere energias térmicas.
PROF. de GEOGRAFIA não discute, troca idéias com argumentos.
PROF. de GEOGRAFIA não pensa, analisa as dinâmicas sócio espaciais.
PROF. De GEOGRAFIA não é político, é indivíduo ativo na sociedade.
PROF. de GEOGRAFIA não é pobre, tem carência de recursos econômicos.
PROF. de GEOGRAFIA é minha profissão!!!!!!!!!
BY LUCIANA ARAGÃO!

DESENHO DA ALUNA AMANDA DA 5ª SÉRIE SOBRE DROGAS

TRABALHO DA ALUNA EMANUELLE DA 6ª SERIE SOBRE VIOLÊNCIA


ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 5ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNOS DAS 6ª SERIE AGNELLA 2009

ALUNAS DO 1º SOLETRANDO AGNELLA 2007

TURMA DA 5ª SERIE DE 2008

AS GEMEAS - ALUNAS DA 6ª SERIE

quinta-feira, 23 de julho de 2009

JORNAL AGORA DA CIDADE DE RIO GRANDE -RS- PUBLICA MATERIA SOBRE A ESCOLA AGNELLA DO NASCIMENTO

Parabéns


Parabenizo a iniciativa da E.E.E.F. Agnella do Nascimento de proporcionar aos seus alunos, pais e professores a palestra sobre o projeto Drogas nem pensar! Excelente e esclarecedora palestra, voltada para o alerta da destruição que a droga produz na família e na sociedade como um todo.
Parabéns, diretores e professores! Atitudes como essas nos fazem refletir e agradecer aos verdadeiros educadores que em meio a tanta "falta de recurso para a educação", tomam uma atitude simples de prevenção, de esclarecimento aos nossos filhos do mal produzido pelo consumo de drogas, tanto as ilícitas como as lícitas. Atitude esta que servirá para a vida inteira.
Fico com a certeza daquilo que já sabíamos e vivenciávamos, que esta querida escola acolhe com afeto e responsabilidade os seu alunos.

Obrigado, Escola Agnella do Nascimento,
Laudemir M. de Freitas, pai de aluno

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Árvores dos meus amigos

Árvores dos meus amigos

Existem pessoas em nossas vidas
que nos deixam felizes pelo simples fato de
terem cruzado o nosso caminho, mas outras
vemos apenas entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigos!
Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um dele.
O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e a
amiga mãe, eles nos mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos
nosso espaço para que ele floresça conosco.
Mas o destino nos apresenta
outros tipos de amigos.
Muitos deles são chamados
amigos do peito, do coração,
pois são sinceros e verdadeiros e às vezes um
desses amigos se tornam amigo namorado.
Ele dá brilho aos nossos olhos, músicas
aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Há também aquele amigo por um tempo,
talvez umas férias ou mesmo um dia, uma hora.
Eles costumam colocar sorriso em nossa face
quando estão por perto.
Não podemos esquecer também dos amigos distantes.
Aqueles que ficam nas pontas dos galhos,
mas sempre aparecem entre uma folha e outra.
O tempo passa, e perdemos algumas folhas.
Algumas nascem num outro verão, e
outras permanecem por muitas estações,
mas o que nos deixa mais felizes é que as que
caíram continuam por perto,
alimentando nossas raízes com alegria.
Cada pessoa que passa por nossas vidas
sempre deixa um pouco de si e
leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os
que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossas vidas
é a prova evidente de que duas almas não se
encontram por acaso.
Então desejo à você, folha da minha árvore:
Paz, Amor, Saúde, Sucesso...
... hoje e sempre!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Filhos autônomos, filhos felizes

Filhos autônomos, filhos felizes


Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte.
Não é preciso se preocupar com o momento de solta-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas
para fazer tudo o que lhes foi ensinado.
Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ache que ficou faltando.
Entretanto, tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar a seus filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que espera deles.
Pais capacitados a educar os filhos sabem dar responsabilidade a eles, sabem até onde podem exigir deles, e não exigem nem mais e nem menos que isso; não extrapolam e nem se omitem e têm a autoridade para impor
a disciplina necessária. Se você deseja ser um bom pai ou
uma boa mãe, deve – e pode – aprender a fazer tudo isso.
Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação. O resultado sempre vale a pena.
Os pais têm que ter autoridade. Ela é conquistada com respeito,posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem a voz de comando.
Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem torna-os inseguros, sem rumo e infelizes.
Senão há quem as oriente e as controle, as crianças, em geral, ficam perdidas, não sabem o que fazer. Quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará seus filhos a tornarem-se crianças-problema.
A bíblia diz que os nossos filhos são como flechas na mão do arqueiro.
Você precisa saber para onde as atira, pois, se as jogar ao acaso, sem mirar,elas irão parar em qualquer lugar, e, em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.

(Cris Poli – Super Nani)
Postado por Deborah Melissa – esqueci o nome do blog

CARTA DE UM FILHO A SEU PAI:

CARTA DE UM FILHO A SEU PAI:

Pai e Sr.:
Escrevo esta na segunda-feira, para que, chegando às suas mãos na terça, faça vossa mercê na quarta as diligências de me enviar algum dinheiro na quinta, a fim de que eu receba na sexta, pois do contrario montarei cavalo no sábado e me verei com vossa mercê no domingo. _ deus guarde vossa mercê por muitos anos. Seu filho
Bonifácio.


RESPOSTA DO PAI:

Meu querido filho:

Recebi a tua carta de segunda-feira, que chegou na terça, respondo na quarta, para que saibas na quinta, que não te mandarei dinheiro na sexta, e que, se montares a cavalo no sábado, te desenganarás no domingo de que nem no domingo, nem na segunda, nem na terça, nem quarta, nem na quinta, nem na sexta, nem no sábado, nem qualquer outro dia que a minha carteira está a tua disposição.

Teu pai Procópio

COMO CRIAR UM DELINQÜENTE JUVENIL

Dê tudo que ele quer na infância.
Assim ele crescerá acreditando que tem direito a tudo.
Dê risada dos palavrões que ele diz. Isso fará com que se sinta engraçadinho.
Não lhe dê instrução religiosa. Espere que ele mesmo decida aos dezoito anos de idade.
Arrume tudo que ele deixa desarrumado. Assim, ele aprenderá a lançar as responsabilidades nos outros.
Brigue com a esposa na frente dele. Quando o divórcio se der, ele estará por dentro.
Dê todo o dinheiro que ele precisar.
Satisfaça todo seu paladar e conforto. A recusa pode frustrá-lo.
Fique sempre ao lado dele e contra os outros, porque ele tem sempre razão.
Quando ele fizer asneiras procure desculpas para dizer que não foi fácil criá-lo.
Prepare-se para bastante dores de cabeça, porque, você certamente vai tê-las.

PARA REFLETIR:

1)Como foi a atitude do filho?

2)Você acha certo o modo de agir do filho? Por quê?

3)Como foi a atitude do pai?

4)O pai agiu certo? Por quê?

5)Por que os pais e os filhos nem sempre se entendem?

6)Você acha certo o jeito que está sendo educado por seus pais?

7)O que você mudaria, se tivesse filhos?

8)Escreva dez regras de como criar um jovem responsável.

9)Escreva uma carta (ao pai, ou à mãe, ou ainda aos dois) pedindo desculpas por alguma coisa errada que você fez.

Meus queridos Pais

Meus queridos Pais

Não tenham medo de serem firmes comigo.
Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais seguro.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que quero.
Só estou experimentando vocês.

Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.

Não me corrijam com raiva e nem na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular.

Não me protejam das conseqüências de meus atos.
Às vezes eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero.

Não levem muito a sério minhas pequenas dores.
Necessito delas para obter a atenção que desejo.

Não sejam irritantes ao me corrigir.
Se assim o fizerem eu poderei fazer ao contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembrem-se que isso me deixará profundamente desapontado.

Não ponham à prova minha honestidade, mas ensinem-me a ser verdadeiro; pois sou facilmente tentado a dizer mentiras.

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo.
Isto me afastará dele.

Não desconversem quando eu faço perguntas,
senão eu procurarei na rua as respostas que não tive em casa.

Não mostrem para mim as pessoas perfeitas e infalíveis.
Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro seu.

Não digam que meus temores são bobos, mas, sim,
ajudem-me a compreendê-los.

Não digam que não conseguem me controlar.
Eu julgarei que sou mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Lembrem-se de que tenho o próprio modo de ser.

Não vivam apontando os defeitos das pessoas que me cercam.
Isto criaria em mim, desde cedo, um espírito intolerante.

Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas
por mim mesmo. Não queiram me ensinar tudo.

Não desistam de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça
não estar aprendendo.

No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que vocês plantaram.
(Autor desconhecido)

FILHOS SÃO COMO NAVIOS

FILHOS SÃO COMO NAVIOS

Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.
Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
(Içami Tiba)

Pais Brilhantes

Pais Brilhantes

- Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.
- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.
- Estimule seu filho a ter metas.
- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.
- Dialogar é falar sobre o mundo que somos. - Abraçar, beijar, falar espontaneamente.
- Contar histórias.
- Semear idéias.
- Dizer não sem medo.
- Não ceder a chantagem.
- Para educar é necessário paciência.

Augusto Cury

VAMOS CONSERTAR O MUNDO?

VAMOS CONSERTAR O MUNDO?


Um professor passava o final de semana em sua casa, concluindo sua tese sobre como consertar o mundo. Seu filho, brincando à sua volta, toda hora solicitava sua atenção fazendo perguntas e tirando-lhe a concentração. O professor, com o intuito de distrair a criança, pegou um cartaz do mapa-mundi, recortou em vários pedaços, transformando-o num quebra-cabeça. Pediu então que o menino montasse novamente, esperando que isso o ocupasse por um bom tempo, o suficiente para concluir o seu trabalho.
O menino pegou os pedaços de papel e alguns minutos depois chamou o pai para ver o quebra-cabeça montado. O professor, admirado com a rapidez do filho, pensou que no mínimo o mapa estaria montado errado, mas qual não foi sua surpresa quando constatou que este estava completo e perfeito. Intrigado com o fato, perguntou ao garoto como ele havia conseguido realizar tarefa tão difícil em tão pouco tempo. O menino explicou:
- Pai, você me pediu para consertar o mundo, não foi? Como estava difícil entender aquelas gravuras, resolvi virar as peças do outro lado e percebi que atrás delas havia partes do corpo de um homem. Achei mais fácil consertar o homem do que o mundo. Quando a gravura do homem estava completa, virei o quebra-cabeça do lado contrario e percebi que o mundo havia sido consertado também. Foi fácil!
Naquele momento o pai entendeu que, para consertar o mundo, era preciso primeiro consertar o homem. E assim pôde concluir sua tese.

“Para transformar o mundo que está à sua volta, é necessário primeiro transformar-se a si mesmo.”

DEZ MOTIVOS PARA SORRIR

DEZ MOTIVOS PARA SORRIR


SORRIA!! Hoje é mais um dia lindo para ser aproveitado!

SORRIA!! Existem pessoas que amam você e sempre te querem o melhor...

SORRIA!!! Você é super importante, e sem você o mundo não seria o mesmo!!

SORRIA!! Esqueça os problemas... Você fica lindo (a) com um sorriso!!!

SORRIA!!!! Você é privilegiado, tem comida, cama, tem um teto... e vive em um país que apesar da violência, não tem guerra!

SORRIA!!!! Pois o sorriso é contagiante, vamos fazer uma epidemia!!!!!!
Não se preocupem com os obstáculos da vida, eles nos fazem crescer!!

SORRIA!!! A vida é bela, se você não acha isso, torne sua vida bela.... Comece sorrindo, que tudo a sua volta mudará!!!

SORRIA!!! Você tem amigos que te amam.... E um melhor amigo.... DEUS!!!!

SORRIA!!!! Mais um ano está chegando.... Um ano que poderá ser o melhor ano, se você começá-lo sorrindo!!

SORRIA!!! Pois você está vivo (a).... e este é o maior motivo para sorrir.... Pois a sua existência faz o mundo mais feliz!!!!!!

Você já sorriu hoje?? Não?? Então o que está esperando??? Um sorriso por mais simples que seja modifica tudo a nossa volta. Um sorriso pode alegrar um coração, restaurar amizades e até conquistar as pessoas. Mas o mais importante é que sorrindo você sentirá melhor e o seu sorriso contribui para um mundo mais feliz!!!!

O ESPELHO

O Espelho

Há anos vejo-me no espelho
E não noto a diferença
Do passar do tempo

O espelho é menos cruel
Que a fotografia
Porque o espelho
Não reflete
O antigamente

De que adianta
Ensinamentos da vida
Calcados na experiência
Que evitariam
Dores e frustrações

Se cada geração
Quer ter o direito
De errar também?

Quem leva a sério
Um velho pobre
Numa sociedade esnobe
Onde os valores
São sinônimos de dinheiro?
Os anônimos não têm platéia
Os anônimos
Só têm caras no espelho

NÃO SEI QUEM É O AUTOR

ENTENDIMENTO DO TEXTO:
1) Quais as características físicas e psicológicas da personagem?
2) Qual o tempo predominante no poema?
3) Por que a personagem não nota a diferença do passar tempo?
4) Como a personagem se sente como membro da sociedade?
5) Que visão a sociedade tem do velho?
6) O que o jovem pensa sobre o velho?
7) O que você pensa sobre o velho?
8) O que a personagem espera do jovem?
9) A personagem é feliz? Justifique.
10) Os velhos pobres não são levados a sério, e os velhos ricos?
11) O que significa ser anônimo?
12) Explique a afirmação: "Os anônimos só tem caras no espelho".
13) Quais os erros cometidos pela juventude atual?

A ROSA

Interpretação de texto

Rosa
Ela era uma rosa – e se orgulhava muito disso... Suas faces, levemente rosadas, traziam o frescor da tarde e o perfume de todas as flores do mundo.
Sempre cortejada pelo cravo vermelho, que teimava em manter com ela um compromisso mais sério, via-se algumas vezes aborrecida. Afinal ficar ali naquela roseira pelo resto da vida não fazia parte dos seus planos para o futuro.
Ainda jovem, sabia que a vida deveria ser vivida bem depressa. Sentia tristeza ao pensar que, talvez, nenhuma criança a colhesse para ofertar à mãe ou à professora. Seu ideal era bem alto.
Muitas vezes sonhou estar entre os cabelos de uma estrela de cinema, ou ainda enfeitando um enorme salão onde a melhor sociedade estivesse em festa. Assim viu sua meninice e juventude.
Lembrava ainda o dia em que começara a colorir suas pétalas... Que cuidado... Cada uma delas houvera sido cortada pelas mãos do infinito, e recordava o vento trazendo um mostruário de cores do arco-íris para que escolhesse o melhor tom. Para o perfume, foram chamados os melhores químicos do reino, com as mais puras essências.
Até os espinhos tinham sido escolhidos: deveriam ter forma e tamanhos perfeitos, ser delicados, sem aquela comum aparência de defensores... Apesar disso, deveriam ser fortes e, se necessário, cuidar para que ela não fosse atingida.
Envolta em seus pensamentos, não percebera a aproximação da enorme tesoura, cortando as mais belas de sua espécie para enviar à floricultura, até que uma de suas irmãs, entre lágrimas, lhe acenou um tristonho adeus. Percebera agora que havia sido uma das escolhidas...
Não ficou triste, pelo contrário, ofertou um largo sorriso ao cravo vermelho que se despetalava em soluços.
Na floricultura, entre tantas outras, esperava pelo seu destino. Sabia que faria alguma pessoa feliz...
Uma jovem entrou, trazendo nos olhos a mágoa e a tristeza de uma grande perda. Escolheu muitas flores, e Rosa foi entre elas...

VIANNA, Conceição Aparecida Jurado Martins in Aulas de Comunicação em Língua

RESPONDA:

Em todas as questões assinale apenas uma resposta correta:

1. Esse texto conta a história de uma rosa cujo sonho era:

a) ( ) Ser cortejada pelo cravo vermelho.
b) ( ) Proporcionar alegria a alguém.
c) ( ) Sentir frescor da tarde.
d) ( ) Nunca se separar de suas irmãs
e) ( ) Ser uma flor perfeita.

2. Essa rosa vivia:

a) ( ) na floricultura
b) ( ) numa roseira
c) ( ) no cinema
d) ( ) no arco-íris
e) ( ) numa jarra

3. A rosa não teve o destino com que sonhara, por que:

a) ( ) O cravo ficou triste com o destino da amada.
b) ( ) Foi cortada por uma enorme tesoura.
c) ( ) Foi escolhida para enfeitar a morte.
d) ( ) Não pôde viver ao lado do cravo vermelho.
e) ( ) Foi separada brutalmente de suas irmãs.

4. O texto revela que a rosa sentia-se algumas vezes aborrecida, por que:

a) ( ) O cravo ficou triste com o destino da amada.
b) ( ) Foi cortada por uma enorme tesoura.
c) ( ) Foi escolhida para enfeitar a morte.
d) ( ) Não pôde viver ao lado do cravo vermelho.
e) ( ) Foi separada brutalmente de suas irmãs.

5. Eram planos da rosa, exceto:

a) ( ) Viver para sempre naquele jardim.
b) ( ) Ser levada como presente de uma criança à sua mãe.
c) ( ) Servir de oferta de um aluno à professora.
d) ( ) Enfeitar um salão nobre.
e) ( ) Estar entre os cabelos de uma estrela de cinema.

6. “Uma de suas irmãs, entre lágrimas, lhe acenou um tristonho adeus”.

a) ( ) Inveja por não ter sido escolhida.
b) ( ) Tristeza pela separação da irmã.
c) ( ) Ciúme do amor que o cravo nutria pela rosa.
d) ( ) Solidariedade com a dor da rosa.
e) ( ) Medo da aproximação da enorme tesoura.

7. Nesse texto a rosa é personificada, isto é, a autora atribui à rosa características humanas. Assinale o período em que a rosa não é personificada:

a) ( ) “Percebera agora que havia sido uma das escolhidas....”
b) ( ) “Uma jovem entrou, trazendo nos olhos a mágoa e a tristeza de uma grande perda.”
c) ( ) “Ela era uma rosa – e se orgulhava muito disso...”
d) ( ) Sabia que faria alguma pessoa feliz.
e) ( ) “Seu ideal era bem alto.”

8. No texto, a expressão “envolta em seus pensamentos”, significa:

a) ( ) Saudosa
b) ( ) Pensativa
c) ( ) Tristonha
d) ( ) Confusa
e) ( ) Preocupada

9. Esse texto apresenta muitas mensagens. Assinale a única alternativa que corresponde a uma mensagem do texto:
a) ( ) O bem vence o mal.
b) ( ) O nosso futuro depende da infância e da juventude.
c) ( ) A realidade nem sempre está de acordo com os nossos ideais.
d) ( ) Não devemos ser ambiciosos e desejar além de nossas possibilidades.

DEZ RAZÕES PARA NÃO” COLAR” NA ESCOLA!

DEZ RAZÕES PARA NÃO” COLAR” NA ESCOLA!

A mania de colar tornou-se quase universal entre nossos alunos e estudantes.Há um consenso coletivo favorável à cola, do primário à universidade. Penso que não podemos nos acomodar ao mal nem perder a esperança de encontrar uma solução para os problemas.Apresento a seguir algumas razões pelas quais não se deve colar:
Primeira: porque é feio e deselegante chegar à universidade sem o gosto de estudar.Quem cola não tem amor à cultura nem senso do dever e responsabilidade pelo bem comum.Quem passa colando é uma pessoa despreparada, irresponsável e até perigosa socialmente. A cola é a ética do jeitinho e do levar vantagem em tudo em nível escolar.
Segunda: porque a cola é uma mentira, isto é, apresento uma coisa como minha, mas na verdade é de outrem. Estou dizendo sim para uma coisa que na verdade deveria dizer não.É próprio da inteligência tender para a verdade.A cola é uma ofensa à inteligência e à verdade. É uma das tantas corrupções já internalizadas na consciência estudantil.
Terceira: porque cola é um roubo, apresento como meu e como minha sabedoria aquilo que é esforço do outro. Acostumar-se a colar é acostumar-se a usar o que é dos outros. A infidelidade nas coisas pequenas prepara a infidelidade nas grandes, como:infidelidade à palavra dada, infidelidade à consciência. Não possso ter meriyo nem diploma quando sei que não estudei e, portanto, não mereço credibilidade, porque não sei a matéria e o tema exigido.
Quarta: porque a cola fomenta “ a lei do menor esforço” e a preguiça. O esforço e o sacrifício são necessários para a formação de uma personalidade sadia, pois quem semeia vento colhe tempestade. Devemos nos educar para a fidelidade e não para a facilidade.
Quinta: porque a cola é um perigo social contra o bem comum.O engenheiro que passa colando pode ser a causa do desabamento de um prédio, de uma ponte, etc., ninguém quer ser operado por um médico que passou colando, nem aceita como advogado aquele ou aquela que foi incapaz de defender sua real ignorância colando dos outros.
Sexta: porque a cola leva ao desperdício do tempo.A psicologia do colador é esta:posso divertir-me, ver televisão à vontade, jogar futebol, namorar, et.,porque na prova saberei dar um “ jeitinho”. Com isso se esbanja a preciosidade do tempo, consagra-se a mediocridade e justifica-se desde de cedo a desonestidade.
Sétima: porque a cola aumenta a já calamitosa superficialidade e ignorância cultural. O nível de estudo e cultura só tende a diminuir e com ele aumenta a falta de cultura que é um perigo social. A cola nos desobriga a pensar. A cola é uma alienação cultural, um atraso.
Oitava: porque a filosofia da cola impede o avanço cultural do povo,favorece o analfabetismo. Pelo costume da cola, a “massa jovem” continua alienada, desligada e sem a ciência e a cultura que revolucionou um povo.
Nona: porque a cola vem confirmar a tese dos que dizem ser a escola uma instituição alienante.A mania de colar pode ser sintoma de uma filosofia educacional decadente e falaz. É preciso rever a modalidade de avaliação de nossas escolas.
Décima: porque o professor que incentiva ou aprova a cola não é um educador. Tal comportamento é desonesto e contra a ética profissional. Religiosamente falando, a cola é um pecado de mentira, preguiça, roubo, irresponsabilidade.
Dom Orlando Brande-bispo de Joinville-SC

Vocabulário:fomenta-promove, alienação-perturbação mental- loucura ,
falaz-enganador- fraudulento, ética-conjunto de regras e valores.

RESPONDE:

1) Qual o nome e a profissão do autor do texto?

2) Releia o primeiro parágrafo do texto. Qual a posição defendida por ele?

3) Em sua opinião, por que o autor utiliza a primeira pessoa ao dizer “não podemos nos acomodar ao mal”? A quem ele se refere quando utiliza o pronome nós?

4) Relacione as frases abaixo com as razões pelas quais não se deve colar. Veja exemplo.
A cola fomenta a preguiça. – Quarta e sexta razões

5) A cola promove a alienação e impede o avanço cultural do povo.

6) Quem cola é uma pessoa despreparada que não merece credibilidade.

7) A cola é antiética e desonesta.

A devastação, uma herança para as futuras gerações

A devastação, uma herança para as futuras gerações


Quando fecho os olhos à noite, onde quer que esteja, minha mente volta com freqüência ao passado, à época em que o recém- construído Calypso flutuava sob o céu do Mediterrâneo. O barco foi meu lar durante a infância, embora nunca tivesse nele um local só para mim. Eu dormia num beliche durante todas as noites, às vezes com minha mãe, às vezes com meu pai, e algumas vezes dentro da gaveta da cômoda. O Calypso foi minha identidade infantil.

Tive sorte: o barco de meu pai foi minha base, o começo de meu futuro. À medida que o Calypso percorria os mares do mundo, ele passou a abarcar a filosofia de que a vida em nosso planeta é frágil, e sua beleza, embora aclamada, é perecível.

Meu pai imbuiu em mim a convicção de que não somos donos dos recursos do mundo, apenas seus administradores. Somos responsáveis pela proteção daquilo que legaremos a nossos sucessores.

Hoje,tento viver por essa cartilha, mas em minhas viagens me dou conta de quão raramente os adultos pensam nas gerações futuras. No mundo inteiro, vemos que pais parecem pouco se importar com a condição do planeta que seus filhos herdarão.

Poluímos os rios e mananciais que serão a fonte de água potável de nossos filhos, interferimos com a camada de ozônio, que protege nossos filhos contra os perigosos raios solares. Pusemos em andamento o que parece ser um perigoso aquecimento da Terra, ameaçando nossos filhos com a seca e a calamidade. As crianças por nascer não podem se pronunciar, mas nem por isso somos menos responsáveis por gerações que não conheceremos.

Atentem para o caso, agora clássico, de Wezip Alolum, que tem a ver simplesmente com a lama. Alolum, habitante da aldeia de Jobto, na província de Madang, era dono de terras com matas nas quais havia um poço de lama. Durante gerações sua família ganhou a vida trocando bolas de lama e potes de lodo barrento por alimentos, O poço, sua herança, lhe fora confiado intacto por seus ancestrais.

Um dia chegaram estrangeiros, que lhe pediram permissão para abater árvores nas terras de sua família. “Você não precisa mais de lama, agora que tem dinheiro”, disseram. Alolum hesitou, mas finalmente concordou.

Contudo, ele não percebeu que a companhia pretendia abater ou queimar todas as árvores, não deixando nenhuma para o replantio. Nunca lhe passara pela cabeça que a companhia trataria a terra sem o menor respeito por seu futuro. Não demorou para que todas as árvores .desaparecessem, e com a resultante erosão, o poço de lama fosse afetado.

Seu barro ficou arruinado, seco demais para ser utilizado. Pouco depois o dinheiro de Alolum acabou. Sm lama, pela primeira vez na historia de sua família ele estava pobre.

Alolum procurou a companhia florestal, exigindo que o reembolsasse pela perda do poço, mas quem paga compensação por lama? No entanto para Wezip Alolum o poço de lama representava o capital herdado por seus antepassados.

Ele fora dono e administrador, mas agora não tinha nada para deixar para seus filhos, e o ciclo de sua família fora rompido. Alolum foi uma vitima da falta de visão ao trocar recursos por dinheiro.

Mas o que dizer de nós? Ao desperdiçarmos recursos naturais não estamos nos comportando irresponsavelmente em relação a nossos filhos? Quando perceberem que lhes legamos um sem-número de perigos ambientais, um inventário de recursos completamente exaurido, o que pensarão de nós, a despeito da nossa tendência a lhes comprar o que há de melhor ao nosso alcance?

O Calypso foi mais que um presente de infância. Ele continua sendo uma herança para mim, um lembrete de continuidade e o ideal de herança combinada com responsabilidade. Ele é um documento vivo, minha Constituição do amanhã.

Talvez, se modificarmos nossos modos, uma Constituição global proteja um dia o ar, a água, as florestas e a vida selvagem- nossa herança natural – para futuras gerações. Nossos filhos talvez a escrevam.


Jean-Michel Cousteau.



RESPONDA:

1) O que o menino aprendeu enquanto viajava?

2) Qual foi a convicção que seu pai lhe passou?

3) Hoje, em suas viagens, o que o narrador pode observar a respeito dessa convicção?

4) Quem foi Wezip Alolum?

5) O que aconteceu com o poço de Alolum quando os estrangeiros abateram a mata que havia em sua propriedade?

6) O que o autor pensa do comportamento dos que desperdiçam os recursos naturais?

MENSAGENS



APOSENTADORIA DO PROFESSOR

RECEBI DE UM ALUNO

RECEBI DE UM AMIGO